O que funciona, ou não, quando queremos economizar combustível?
Economizar aqui e ali, principalmente energia, água, gás e, claro, combustível, sempre é uma boa prática para que o nosso orçamento fique mais folgado. Principalmente em tempos de subida de preços.
No entanto, é preciso atenção, pois muitas das práticas adotadas pelos condutores nos dão uma falsa impressão de economia e podem até, colocar a segurança do motorista e dos passageiros em risco. E ninguém quer isso, certo? Mas o que é efetivo, ou não, quando queremos economizar combustível?
Separamos alguns mitos e verdade sobre o tema. Confira:
É mito
Vamos começar pelo que a maioria das pessoas acreditam ser práticas que economizam economia, mas não fazem diferença alguma no consumo.
Mito – Na descida, basta desengatar o carro para economizar combustível
Deixar o carro em ponto morto não economiza combustível. Todo o conjunto mecânico dos carros, incluindo a injeção de combustível e o câmbio identificam que o carro está em descida e por isso não é necessário mandar mais força (combustível) para o motor. Dessa forma, o consumo do carro engatado é menor.
Já ele desengatado, na popular banguela, não envia essa informação para injeção de combustível e por isso não há redução na demanda de combustível pelo motor.
E vale lembrar que um carro desengrenado na descida, não conta com o freio motor, o que pode colocar em risco o condutor e eventuais passageiros.
Mito – O carro estar ou não alinhado não influencia no consumo
Vamos partir de uma premissa simples, quanto mais fácil for para o automóvel rodar, menos combustível ele consome e mais você economiza. Dito isso, um carro desalinhado exige mais força do motor para se manter em movimento, e do que um motor precisa para fornecer força? Isso aí: combustível.
Na prática, rodar com um carro desalinhado é o mesmo que estar constantemente encarando uma subida numa pista irregular, exigindo muito do veículo. Por isso, manter o carro alinhado, balanceado e os pneus devidamente calibrados vão, de fato, economizar combustível.
Mito – Gasolina aditivada reduz o consumo
Não é essa a função da gasolina aditivada. Esse tipo de combustível possui componentes que mantêm o motor mais limpo e eficiente. Mas se seu carro tem um consumo médio de 11km por litro, ele fará isso com gasolina comum ou aditivada.
No entanto, esse tipo de combustível é mais indicado para o aumento da vida útil da máquina, evitando que, a longo prazo, a sujeira nos bicos, por exemplo, aumente o consumo de combustível. Resumindo, ela não promove economia, mas impede que, no futuro, você tenha gastos maiores.
Mito – Esticar a marcha economiza combustível
A troca de marchas no tempo certo reduz a força necessária para manter o veículo em movimento. Isso vale para as marchas mais altas para manter o carro em velocidade constante, como as mais baixas para ladeiras e ultrapassagens.
Acontece que alguns motoristas querem chegar à velocidade constante do veículo mais rápido e, pra isso, pisam mais nas primeiras marchas, mas isso só demanda mais força do motor que vai precisar de mais combustível. O ideal, nos câmbios manuais, é a troca de marchas na velocidade e rotação certas.
É verdade
Confira se você faz uso dessas práticas. Se sim, você está salvando uns bons litros de combustível.
Verdade – Manter o veículo em velocidade constante reduz o consumo
Como dissemos anteriormente, quanto menos dificuldade o carro tem pra rodar, mais ele economiza combustível. É por isso, por exemplo, que os veículos fazem mais quilômetros por litro na estrada. Sem a necessidade do anda e pára da cidade, é mais fácil manter uma velocidade constante.
Na cidade, com o anda e para fica mais difícil manter uma velocidade constante. Mas é importante evitar aquela ´´esticadinha´´ quando o trânsito fica livre para ir mais rápido. Respeite os limites das faixas e procure sempre uma velocidade constante. Respeitar o limite ajuda você a gastar menos com combustível e bem menos com multas.
Verdade – Deixar os vidros abertos gasta menos combustível que o ar-condicionado
É verdade, mas….
De forma geral, sim, o ar-condicionado é um vilão no consumo de combustível (em alguns modelos, ele é responsável por até 20% do consumo total do carro). Mas acontece que, a partir de 80km/h, rodar com as janelas abertas afeta a aerodinâmica do veículo, fazendo com que o motor precise de mais força para manter o carro em velocidade constante.
Verdade – Pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível
A grande maioria dos motoristas tem suas “preferências“ na hora de calibrar os pneus. Deixando os da frente mais cheios, mantendo os 4 com a mesma calibração e por aí vai.
Acontece que o pneu mal calibrado é tão prejudicial ao consumo quanto aqueles que não estão calibrados. Pneus vazios tem mais atrito com o solo e exigem mais do motor e, por consequência, uma maior exigência de combustível.
O ideal é sempre manter os pneus calibrados de acordo com a recomendação do fabricante. Além da economia do combustível, você reduz o desgaste dos pneus e proporciona mais segurança a você e seus eventuais passageiros.
Finalizando
Assim como em outros aspectos da economia do dia-a-dia, a economia de combustível se dá nos detalhes e nas práticas que farão bem não apenas para o seu carro mas também para o seu bolso.
Até a próxima.