Confira os riscos de abastecer com gasolina de má qualidade e como evitar que isto aconteça.
Ao levar seu carro para abastecer em um posto de gasolina, é muito importante ficar atento à qualidade do combustível que deve ser certificado.
O combustível adulterado pode trazer problemas para o funcionamento do seu automóvel e o que inicialmente pode parecer que sairia mais barato, acaba saindo mais caro do que o planejado.
Por isso, iremos explicar a seguir quais problemas um combustível de má qualidade pode trazer para seu carro e como se certificar de que a gasolina é de qualidade.
Qual a diferença entre a gasolina de boa qualidade e a adulterada?
A gasolina de boa qualidade possui álcool anidro (sem água) em cerca de 27% da sua composição. Esse álcool presente é antidetonante, ou seja, evita a fusão do motor e garante uma combustão completa.
A gasolina adulterada e de má qualidade tem a presença do álcool hidratado misturado à gasolina comum, oferecendo riscos à integridade do veículo.
Quais problemas o combustível adulterado podem trazer para o veículo?
Sem dúvidas, abastecer com um combustível de má qualidade, adulterado ou “batizado”, acaba custando muito caro. As peças do carro são as que mais sofrem, podendo causar até mesmo fundir o motor. Confira quais são os principais riscos.
Danos ao motor
A primeira peça a sofrer danos é o motor, pois o combustível de má qualidade pode causar o entupimento da bomba de gasolina, falhas no funcionamento do veículo, fazendo com que ele morra com frequência, por exemplo.
Dificuldades com a aceleração
O combustível sem qualidade irá dificultar a aceleração e o veículo passará a rodar com velocidade bem menor que a normal.
As peças sofrem desgastes
Algumas peças do carro podem sofrer desgastes com o uso frequente de gasolina adulterada, prejudicando alguns sistemas, como por exemplo, o de injeção eletrônica, que transporta o combustível ao motor.
Entupimentos de bicos e velas
Uma gasolina sem qualidade acaba provocando o entupimento de algumas peças do carro, como bicos injetores, válvulas, velas, entre outras, causando panes perigosas para o veículo.
Quais são os sinais de que o carro foi abastecido com gasolina adulterada?
Alguns dos sinais de que seu carro foi abastecido com gasolina adulterada são:
- Dificuldade para dar a partida no automóvel;
- Consumo excessivo de combustível, pois o adulterado não rende;
- Barulhos estranhos no escapamento;
- Perda de potência no veículo.
Como evitar abastecer com combustível de má qualidade?
Para não sofrer o risco de abastecer com combustível de má qualidade, fique sempre atento a algumas dicas.
- Desconfie sempre se preços muito abaixo do mercado;
- Verifique se a bomba está lacrada e possui as informações exigidas pela ANP, sendo CNPJ, endereço do posto e selo INMETRO;
- Fique atento a odores estranhos, que não são de gasolina;
- Procure postos de gasolina confiáveis.
Caso desconfie que abasteceu com gasolina adulterada, procure um mecânico para verificar o funcionamento do seu carro.
E lembre-se que sempre pode contar com os Postos de Gasolina da Rede Castelo, pois possuímos apenas combustível e produtos de qualidade certificada, além de profissionais altamente qualificados e prontos para te atender.