Fique por dentro e faça boas escolhas!
Você sabe o quanto a manutenção do seu carro é assunto importante, né? Afinal, um bem que tanto contribui para a mobilidade e conforto da rotina merece estar sempre em dia. E quando o assunto é fazer boas escolhas, é preciso atenção aos detalhes. O mercado oferece muitos tipos de produtos e não errar na hora da compra poupa muita dor de cabeça.
O óleo é peça-chave para a vida do seu carro. Ele é responsável por lubrificar as partes internas do motor, fazendo com que o atrito seja o menor possível entre elas. Isso previne a corrosão das peças, garante vida longa aos componentes e um perfeito funcionamento do veículo. Mas, com tantas opções no mercado, como você pode saber qual o óleo indicado para o seu carro?
A montadora te explica
Para descobrir o tipo de óleo que seu carro exige, basta consultar o manual do proprietário. Nele, o fabricante especifica tudo sobre o componente que deve ser utilizado.
Uma das características mais importantes de cada tipo de óleo é a sua viscosidade. Essa propriedade determina e afeta o funcionamento do motor, pois quanto maior o seu grau, mais difícil será o óleo escoar. A viscosidade é diretamente afetada pela temperatura. Portanto, cada motor terá e exigirá características específicas.
Tipos de óleo
O mercado trabalha com três principais tipos de óleo. Vamos a eles:
Óleo Mineral: é o tipo mais utilizado no mercado, possui menos viscosidade e menor tolerância a altas temperaturas. É obtido da separação de componentes do petróleo e possui custo mais baixo.
Óleo Sintético: é produzido em laboratório e possui maior grau de pureza, funcionando bem em temperaturas e condições variadas. São lubrificantes de qualidade maior e preço também.
Óleo Semissintético: utiliza base mineral com aditivos sintéticos em sua composição. Este tipo, se prende às partes metálicas do motor mesmo desligado, garantindo menor atrito já na primeira partida do veículo.
Existem muitas marcas disponíveis no segmento que são de ótima qualidade, das quais algumas são Lubrax, Shell, Petronas e Ipiranga.
Quando trocar
A troca de óleo é recomendada, na maioria das vezes, a cada 10 mil quilômetros ou uma vez ao ano. Isso garante mais segurança ao funcionamento do motor, diminuindo riscos da sujeira se instalar. Junto a essa troca, pode ser recomendado a colocação de um novo filtro também, livre de detritos e resíduos.
Independente do tipo de óleo que a montadora recomenda, certifique-se de não misturar lubrificantes diferentes. Consulte sempre seu mecânico e conheça mais sobre o seu veículo. Com certeza, isso te ajudará a fazer boas escolhas!
Gostou do tema? Fique ligado nas dicas e curiosidades do nosso blog!