Postos Castelo

Tudo sobre higienização automotiva, no posto e na sua garagem

Entenda a importância de manter seu carro limpo e como fazer isso da maneira correta

Quando o assunto são carros, existem dois tipos de pessoas: aquelas que dão muita atenção à parte estética e limpeza do carro, e aquelas que nem tanto, e só limpam quando o veículo já está bem sujo.

O ponto é que a higienização automotiva vai muito além da estética, sendo importante para uma boa conservação do carro e até mesmo para a saúde e bem estar de quem anda nele.

Continue a leitura e entenda a diferença entre os tipos de limpeza, a importância da higienização dos veículos automotivos e como fazê-la da maneira correta, em casa e no posto de serviços.

O que é higienização automotiva?

É comum que a maioria das pessoas pense primeiramente na higienização externa do carro, como a lavagem e o polimento. No entanto, a limpeza interior do veículo também é de extrema necessidade.

A higienização automotiva é um processo de limpeza profunda e detalhada, que remove desde as pequenas impurezas, como ácaros, fungos e bactérias, até manchas perceptíveis nas forrações.

A limpeza é tão intensa que costumam ser retirados os bancos, carpetes, forrações de porta-malas e porta-luvas e filtro de ar condicionado.

Nesse tipo de higienização, quando feita corretamente por profissionais qualificados, nenhum componente do automóvel é prejudicado. Isso porque praticamente não se usa água, mas sim produtos químicos específicos para limpar sem danificar.

A lavagem automotiva é diferente da higienização. Além de utilizar água, ela é superficial. Porém, em casos de muita sujeira, a lavagem pode anteceder a higienização para remover manchas e resíduos mais grossos.

Como deve ser feita?

É recomendado que a higienização do veículo seja feita por um profissional que entenda do assunto, pois são muitas etapas e equipamentos específicos.

Primeiramente, é importante que os produtos usados sejam certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a segurança de quem irá realizá-la , além do uso recomendado de óculos, luvas e máscaras.

A limpeza primária envolve retirar lixos e qualquer objeto que esteja no carro, com a realização de escovação no teto e aspiração de todo o automóvel, já com as peças, como bancos e carpetes, retiradas.

Em alguns casos, é usado um tornador, ou pistola tornador, para remover resíduos muito aderidos às superfícies. Esse equipamento é usado para limpeza de praticamente tudo: motor, estofados de bancos e portas, tapetes, teto, painel, rodas e chassi.

Os últimos passos da higienização envolvem limpeza dos vidros, enceramento das peças internas e, para finalizar, um higienizador a vapor para eliminar fungos, bactérias e ácaros, causadores de alergias e outros problemas respiratórios.

Posso fazer a higienização em casa?

Sim. Embora seja melhor realizada em postos de serviço especializados, existem algumas dicas que podem ser adotadas para facilitar a limpeza caseira e manter a boa conservação .

Para muitos, limpar o carro em casa é uma opção mais econômica. No entanto, é preciso adotar alguns cuidados para que o barato não saia caro.

Atenção à limpeza da parte externa. Apesar de fácil,  ela também exige alguns cuidados específicos para uma lavagem que conserve a lataria. Você pode conferir nosso artigo falando mais sobre esse tema. Clique aqui.

A respeito da limpeza interna do seu veículo, alguns passos básicos, como a aspiração e acabamento em vidros e painel também podem ser realizados em casa sem grandes dificuldades. Além disso, ao adotar bons hábitos no dia a dia, como não acumular lixo e deixar objetos pessoais jogados, além de evitar comer e fumar no interior do carro, ajudam a preservá-lo limpo por mais tempo.

Quando é necessário fazer a higienização no veículo?

É recomendado que seja feita a cada três meses, mas mantendo o carro superficialmente limpo com frequência, pode ser feita de seis em seis meses.

O filtro do ar condicionado, conhecido também como filtro de pólen, merece uma atenção extra. Afinal, o ar que você respira passa pelo filtro, e se ele estiver muito sujo, vai perder sua função de impedir que as impurezas entrem em contato com você.

Ele deve ser trocado periodicamente, dependendo da frequência com que o ar condicionado é usado. Em média, seis meses de uso.

Para carros que transportam passageiros, como no serviço de transporte por aplicativo, o cuidado deve ser ainda maior, pois o fluxo de pessoas é intenso. Isso significa que esses veículos devem ser higienizados com uma frequência maior que carros de passeio, que normalmente são utilizados sempre pela mesma família.

E quanto ao valor?

O preço desse tipo de serviço varia muito dependendo do modelo e tamanho do automóvel, bem como do estado em que ele está. Para modelos hatches o custo é mais baixo do que para sedans, e picapes e veículos esportivos têm valores mais altos.

Da mesma forma, quanto mais sujeira acumulada, maior pode ser o gasto com a higienização. Por isso, é importante manter o carro sempre em bom estado, assim, o serviço terá custo e tempo de trabalho reduzidos.

Finalizando

Por fim, a higienização automotiva garante a limpeza completa do seu carro, o que faz com que ele se conserve por mais tempo sem o desgaste que a sujeira traz, além de preservar sua saúde respiratória e bem estar, sem ácaros e fungos.

Mas além disso, é importante realizar periodicamente uma limpeza básica no automóvel para que a sujeira não se acumule, em média, de 15 em 15 dias, podendo ser feita em casa mesmo. Isso também ajuda a reduzir os custos na hora de fazer a higienização profissional.

Conhecendo como a higienização de automóveis funciona, você consegue planejar e se atentar aos cuidados com seu carro, pensando também em mantê-lo sempre em ordem para uma boa revenda futura.

Na Rede de Postos Castelo você encontra o melhor serviço de higienização do ar condicionado para cuidar do seu carro e da sua saúde.

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.